Vamos falar de aquecimento global!

FATOS

  • Nove dos dez anos mais quentes da história ocorreram nos últimos 13 anos;
  • Megaenchentes provocaram o deslocamento de 20 milhões de pessoas no Paquistão;
  • Muitos lugares ao redor do mundo hoje experimentam temporais e tempestades de neve maiores e mais frequentes;
  • Secas e incêndios históricos na Rússia mataram 56 mil pessoas;
  • Tuvalo está ameçado de sumir do mapa;
  • Uma enorme massa de gelo quatro vezes o tamanho da ilha de Manhattan, desprendeu-se do norte da Groênlandia em 2010 e saiu para o mar.

E você ainda acredita que Aquecimento Global é o escambau?

Hoje eu resolvi ser radical, porque acho um absurdo pessoas, seja lá de qual gênero, cor de pele, credo e afins, acreditarem que o assunto Aquecimento Global é uma invenção ou puro exagero.

Ok! Vejamos:

Onde quer que você more, não percebeu que os verões estão mais quentes e os invernos mais rigorosos? Que estamos convivendo com mais insetos? Hum…E a seca que está devastando o sul do Brasil? E os temporais que deixaram mais de 200 cidades de Minas Gerais em estado de emergência?

É realmente…Se isso não for sinal de mudança climática, é porque a conspiração que os OUTROS estão fazendo contra a população mundial é de tirar o chapéu.

Não que eu seja fã do ex-presidente dos EUA Al Gore ou que eu ache o Verdade Inconveniente o melhor filme da década…Afinal, o tema é de extrema importância, mas a autopropaganda do cara é bem chatinha. Enfim, o Al Gore escreveu a reportagem “Clima de Negação” para a Revista Rolling Stones ed. 64 que eu achei magnífica e quando terminei de ler me senti obrigada a escrever sobre o assunto.

O cerne da discussão é justamente esta brincadeira de bobinho que a imprensa, grandes corporações, políticos egoístas fazem conosco. Vou explicar: Na minha opinião, se ainda existe milhares de pessoas que questionam se o aquecimento global é uma realidade ou não, é porque nos bastidores há uma séééérie de interesses em jogo.

O chefão da indústria emite gases poluentes no ar contribuiu com uma enorme quantia de dinheiro para o político egoísta eleito por meros mortais, compra pesquisadores/cientistas para realizarem estudos falsos e publica via jornalistas picaretas que o aquecimento global é só ladainha.
Perceberam como é uma teia de aranha sem pausas para respirar?

Ora bolas, acha exagero? Então, por que de tempos em tempos algum cara maluco fala que o Holocausto não existiu? Vê se ele não fala isso na frente de uma mãe judia que perdeu os filhos na Segunda Guerra Mundial!

98% dos pesquisadores especializados em clima do mundo já confirmaram que SIM, o aquecimento global existe e não é brincadeira. Se nós não mudarmos a nossa relação com o ambiente, as empresas e grandes corporações não pararem de agir como se o ambiente fosse uma grande lata de lixo ou os governos não providenciarem ações e metas sustentáveis, deixaremos como herança aos nossos netos e bisnetos um planeta inabitável!

Se a coisa não fosse séria mesmo os carros brasileiros não seriam flex, as garrafas pets não seriam substituídas por vidro (novamente), sacolinha de plástico não seria banida, as editoras não se dariam ao trabalho de criar revistas específicas sobre sustentabilidade, o Ministério do Turismo não criaria uma programa de incentivo ao turismo sustentável, a rede Accor não teria uma Carta Ambiental etc.

Não é vergonha admitir que você não entende lhufas sobre o assunto, mas é alienação falar que o aumento da temperatura da Terra não vai te atingir e que NINGUÉM está fazendo alguma coisa para reverter a situação.  

É como o texto Só de Sanacagem escrito pelos cantores Seu Jorge e Ana Carolina:

“(..) Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear! Mais honesta ainda eu vou ficar! Só de sacanagem!
Dirão: ‘Deixe de ser boba! Desde Cabral que aqui todo mundo rouba!
E eu vou dizer: ‘Não importa! Será esse o meu carnaval! Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos.’
Vamo pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo, a gente consegue ser livre, ético e o escambau.
Dirão: ‘É inútil! Todo mundo aqui é corrupto desde o primeiro homem que veio de Portugal!’
E eu direi: ‘Não admito! Minha esperança é imortal, ouviram? Imortal!’
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final!”

DICAS

Revista Rolling Stones ed. 64 – Clima de Negação

Programa Não Conta Lá em Casa – Tuvalo
http://multishow.globo.com/Nao-Conta-La-em-Casa/Videos/_1267122.shtml 

Comments
One Response to “Vamos falar de aquecimento global!”
  1. Bruno Assad disse:

    Como bem disse, os interesses econômicos apoiados em um forte “lobby” político ainda vão atropelar os direitos das próximas gerações por um bom tempo, até que a sociedade se conscientize que deve exigir dos Governos, políticas severas em proteção ao meio ambiente. Só espero que essa consciência venha antes que a situação esteja irreversível !